Está cada vez mais comum trocar a baia pelo sofá da sala. Antes de adotar esse estilo, conheça a resposta de quatro das principais dúvidas sobre encarar o expediente de casa
Publicado em 26/03/2014
Andrezza Duarte e Adriane Schultz
Tire suas dúvidas antes de começar a trabalhar em casa
Foto: Bruna Castanheira
Home office não funciona para todo mundo, nem para todas as profissões, nem mesmo para todas as empresas. Antes de lançar a proposta para o chefe, é preciso descobrir se essa troca vale a pena para você. Confira quatro dúvidas respondidas sobre trabalhar em casa.
Como eu faço a minha reunião por Skype parecer profissional?
Não dá para ter barulho de liquidificador no fundo, porta-retrato com foto das férias na estante ou seu namorado passando sem camiseta lá atrás. O cenário deve ser neutro e seu look profissional – como a câmera filma da cintura para cima, aposte na camisa social e um make suave.
E se eu precisar encontrar um cliente?
Se não puder usar uma sala de reuniões da empresa, marque o encontro em um café ou restaurante menos badalado. Há também a possibilidade de alugar salas em prédios comerciais por uma diária (quem banca é a empresa).
Como saber se estou fazendo um bom trabalho?
Você não precisa mandar um e-mail para o seu gestor depois de terminar cada tarefa. Claro, a quantidade de feedback varia de chefe para chefe (que pode preferir diariamente ou semanalmente) e de cargo para cargo (quanto mais alto, menos feedback diário é necessário). Melhor se inteirar das expectativas dele antes de ficar conhecida como #ALoucaDosE-Mails.
Quando marcar reuniões, online e presencial?
Depende muito da necessidade do trabalho e do ritmo de cada equipe, mas as reuniões presenciais geralmente acontecem semanalmente. É uma forma de manter a equipe sempre unida e alinhada, diz Cristiane. Já as reuniões online podem ser realizadas de duas a três vezes por semana para resolver questões práticas e imediatas, como um problema com algum cliente.